Como saber o numero do beneficio do INSS?

Como saber o número do benefício do INSS? Toda gente brasileira que recebe aposentadoria, pensão ou seguro desemprego o faz por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo este uma agência governamental responsável por importantes pagamentos para a população brasileira, como aposentadoria, pensões, entre outros benefícios importantes para muitas pessoas.

 

Essas pessoas são identificadas por meio de um código numérico. E por razões que envolvem segurança, esse código invariavelmente é solicitado quando você realiza consultas através da rede mundial de computadores ou por meio de uma ligação telefônica.

 

Qual o tamanho da importância desse código?

 

São inúmeras as pessoas, aposentados e pensionistas que dependem do dinheiro recebido do INSS, mas não é apenas para esses cidadãos que este código é essencial, para quem recebe benefícios sociais, como o bolsa família, seguro desemprego, fundos de garantia, entre outras coisas, pois ele também é o código de conexão entre os brasileiros e a previdência social.

Portanto, ter o conhecimento dessa sequência de números do seu próprio benefício oportuniza o ingresso a vários dados a respeito do possuidor dessa senha. Com isso, não é necessário a pessoa deslocar-se até uma agência do INSS para marcar uma consulta, ficar sabendo as datas do seu benefício, o montante a receber, extratos entre tantas outras informações.

 

O que é o INSS

 

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) é uma entidade da administração pública federal relacionada ao Ministério do Trabalho e Previdência sociais, que usa valores oriundos das contribuições para a preservação dos sistemas sociais em geral. Essa autarquia é o órgão responsável pelos pagamentos de pensões, auxílios e outros benefícios.

O instituto atua em conjunto com a Dataprev, entidade esta de tecnologia que agiliza o processo de dados gerais da Previdência Social.

 

Cobrança das contribuições

 

Uma parcela dessas contribuições é realizada através de descontos diretamente na folha de pagamento, ou seja, antes do trabalhador receber a sua contra prestação pelo serviço prestado ao empregador, o grande sócio retira a sua parte.

Quanto pago de contribuição

 

Entretanto, existe um valor de teto, que, obviamente, não pode ser ultrapassado para descontos do INSS.

Se o trabalhador obtiver um ordenado superior ao valor de teto, neste caso, somente será possível efetivar os descontos salariais já pré-estabelecido, portanto não entra uma porcentagem para calcular o desconto.

Nessa situação, o trabalhador, mesmo que ganhe valores maiores que o teto, não será capaz de contribuir com mais dinheiro, de acordo com a Lei nº 8.212/1991.

 

Periodicidade das contribuições

 

A cada mês, o empregado sofrerá descontos diretamente na folha de pagamento dos recursos financeiros que fez jus pelo seu trabalho em valores correspondentes ao INSS.

Os percentuais de desconto irão depender exclusivamente dos valores salariais de cada pessoa.

 

Mudanças rápidas na lei

 

A legislação previdenciária é alterada constantemente, por isso é aconselhável que os interessados consultem esses valores a cada vez que precisarem, aqui é um bom local de pesquisa.

Para os contribuintes individualizados, ou seja, para os trabalhadores comumente chamados de autônomos e os contribuintes eventuais, para estes existem alíquotas de contribuições diferenciadas.

Os valores mais elevados são de 20% da contribuição prevista, sendo que o mínimo, em nenhum momento, poderá ser mais baixo que o valor do salário mínimo vigente, e o máximo é justamente o teto previdenciário. 

 

Contribuição para empreendedores individuais

 

Em 2011 foi implementada a lei 12470, que previu uma contribuição de 5% do valor do salário mínimo para qualquer pessoa, desde que não desenvolva qualquer atividade econômica, não tenha qualquer rendimento, seja de família de poucos recursos e esteja com inscrição ativa no Sistema Único para Programas Sociais.  

Como um contribuinte particular, existe a escolha da formalização como pequeno empreendedor e tornar-se Micro Empresário Individual, para isso não há nenhuma opção para fazer uma contribuição inferior a 5%.

 

Agora que você já tem uma ideia o que é o INSS, vamos ao que interessa.

 

Como saber o numero do beneficio do INSS
Como saber o numero do beneficio do INSS

 

Você encontra na sua CTPS

Esta é provavelmente a maneira mais fácil de obter a sua senha. Nas CTPS modelo novo basta olhar na primeira página, que é muitíssimo provável que esteja lá o que você tanto procura, bem como outras informações importantes.

Se a sua CTPS é do modelo antigo, é provável que seu NIS não conste no seu documento de trabalho, então confira outras opções para descobrir qual é o seu NIS.

Você, como eu, que possui a carteira de trabalho modelo bem antigo, dê uma olhada na última página, pois era neste local que na antiguidade era colocado o cartão do PIS, que nada mais é do que o atual NIS.

 

Como saber o número do benefício do INSS por telefone

 

Número do NIS e Código do PIS é a mesma coisa, é apenas outro nome que está relacionado à senha da Previdência Social.  É o registro que enlaça o cidadão brasileiro com os benefícios disponíveis à nação.

Deve-se ter em mente que o NIS é confidencial e, por motivos de segurança, é complicadíssimo conseguir alguma ferramenta ou site que disponibilize este código, muito embora você possa ter mais sorte que eu e conseguir.

Antes de pôr no ar este artigo, tentamos diversas alternativas para conseguir o NIS na WEB e todos os endereços que tentamos, sem exceção, CEF, Dataprev e do próprio INSS, na hora de exibir o resultado da pesquisa, apresentaram alguma falha.

É claro que você não vai procurar o seu próprio NIS em páginas que não sejam do governo, mas, caso você esteja pensando, fica a dica, não faça.

Entretanto, a Previdência Social fornece esta sucessão numérica através de uma chamada telefônica, disque 0800 726 0207 transmita ao operador o código coreto do seu CPF.

 

Você terá que ir até uma agência da CEF

 

Outra maneira para descobrir qual é o seu NIS consiste em você visitar uma filial da CEF, tendo sempre o cuidado de levar com você o seu documento de trabalho (CTPS) e sua carteira de identidade (CI).

De posse de todos esses documentos, é possível você pedir para um dos diversos colaboradores da Caixa Econômica Federal (CEF) para fazer a verificação do seu NIS, e, aproveitando que você se encontra numa agência da CEF, pode pedir ainda ao funcionário para verificar como andam as suas condições junto ao INSS, uma vez que é a própria CEF que faz o meio de campo entre aqueles que têm dinheiro para pagar a previdência e aqueles que recebem dinheiro da previdência.  

Desfecho

 

Portanto, há três maneiras de fazer o seu NIS aparecer. Ele é essencial para executar certas operações com os serviços sociais, por isso é importantíssimo você sempre escrever em local que seja ao mesmo tempo seguro e fácil de ser localizado, para que você não seja obrigado, numa próxima vez que precisar senha, realizar nenhuma dessas três alternativas para encontrar o seu número do NIS.

 

Você teve problemas para encontrar o número da previdência social? Qual era a sua situação? Conte sua história aqui na caixa de comentário e juntos vamos conseguir ajudar mais pessoas.

Mas caso você não tenha gostado do nosso artigo:  Como saber o numero do beneficio do INSS, deixe seu comentário falando o motivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 20 =