Categoria «Administração»

Princípios do Direito Administrativo

Princípios do Direito Administrativo

Os Princípios do Direito Administrativo estão estabelecidos na CRFB de 1988, mais especificamente no seu artigo 37. Os Princípios do Direito Administrativo são regras gerais de observância permanente e obrigatória para o bom administrador.   Legalidade   O principio da legalidade diz que o gestor dos bens da sociedade estará, enquanto durar a sua atividade na gestão …

Direito administrativo brasileiro, qual a sua origem?

Direito administrativo brasileiro

O direito administrativo brasileiro, assim como em outros países, não nasceu como ramo autônomo, mas foi evoluindo gradativamente. O direito administrativo brasileiro consolidou-se como disciplina autônoma apenas a partir do momento em que se instituiu processo forense para o exercício das atividades do estado, constituindo-se, assim, em disciplina própria de um estado moderno, porque assim …

Organização Administrativa

É através da organização administrativa que o administrador assume a responsabilidade de reunir os meios para cumprir os objetivos das empresas, esses meios compreendem pessoas e materiais, sob o comando de um superior. Organização Administrativa   A administração necessita trabalhar com figuras humanas, entidades, órgãos e manter relações de autoridade e obrigação. Para que os …

Noções da Administração Pública

Noções da Administração Pública, antes de entrar nas profundezas do direito administrativo é bom que a gente tenha uma noção básica do que é administração pública, e, pra isso vamos voltar aos tempos de ensino médio, lembrar-nos das nossas aulas de história e rememorar à época do absolutismo, que foi a época em que o …